Categories: BRASIL, DESTAQUES

STF recebe investigação sobre supostas irregularidades de Irajá; Senador se manifesta

31 de janeiro de 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu uma nova investigação da Polícia Federal (PF) sobre supostas irregularidades na destinação de recursos de uma emenda parlamentar do senador Irajá Abreu (PSD-TO). A informação foi divulgada pelo jornal O Globo em 30 de janeiro de 2025.

A investigação, que tramita em sigilo, está vinculada à Operação Overclean, que apura esquemas de corrupção relacionados a emendas parlamentares. O caso foi encaminhado ao ministro Flávio Dino, mas aguarda decisão da presidência do STF sobre a relatoria. Atualmente, há pelo menos 15 investigações desse tipo em andamento no Supremo, distribuídas entre seis ministros.

Além do senador Irajá, o ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e o empresário Claudinei Aparecido Quaresemin também estão sob investigação no âmbito da Operação Overclean. Ambos estão presos.

Em nota, a assessoria de imprensa do senador afirmou que ele não foi oficialmente notificado sobre a investigação. O comunicado destaca que “todas as indicações de emendas parlamentares foram feitas de forma correta e dentro da legalidade” e que o senador apoia “qualquer tipo de investigação que tenha como objetivo esclarecer os fatos”.

A Operação Overclean, iniciada em 2023, tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Devido ao seu potencial alcance nacional, tem sido comparada à Operação Lava Jato.