Categories: POLÍTICA

Amélio Cayres toma posse na Aleto e sobre disputar governo diz: ?Soldado não nega a missão?

lucaslima

 

A nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) tomou posse neste sábado, 1º de fevereiro, após um processo marcado por duas tentativas de eleição anuladas no ano passado e uma terceira efetivada em 29 de novembro de 2024. O deputado Amélio Cayres (Republicanos) foi reeleito presidente da Casa para o biênio 2025-2026.

Além de Amélio, compõem a mesa diretora: Léo Barbosa (Republicanos) como 1º vice-presidente; Cleiton Cardoso (Republicanos), 2º vice-presidente; Vilmar de Oliveira (Solidariedade), 1º secretário; Janad Valcari (PL), 2ª secretária; Luciano Oliveira (PSD), 3º secretário; e Marcus Marcelo (PL), 4º secretário.

A cerimônia de posse contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), além de representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, OAB-TO, prefeitos e vereadores de diversos municípios do Tocantins.

Léo Barbosa Abriu Mão da Presidência

Em seu discurso, Amélio Cayres agradeceu ao deputado Léo Barbosa por ter desistido da disputa pela presidência, apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter autorizado sua candidatura, ao julgar uma ação movida pelo PSB nacional.

Léo havia sido eleito presidente para o segundo biênio da legislatura em uma eleição realizada em fevereiro de 2023, que acabou sendo anulada pelo STF. Posteriormente, o PSB questionou se o deputado poderia ocupar o cargo por ser filho do governador, mas o STF decidiu que não havia impedimento. Apesar disso, Léo já havia retirado sua candidatura em apoio a Amélio, que foi eleito em junho. No entanto, devido à possibilidade de novo cancelamento por ter ocorrido antes das eleições municipais, uma nova eleição foi realizada em novembro.

?De forma humilde, junto com o governador, [Léo] depositou em mim a confiança de um mandato que seria seu?, afirmou Amélio durante o discurso.

Possível Candidatura ao Governo

Sobre a possibilidade de disputar o governo do Tocantins, tema levantado pelo deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) nas últimas semanas, Amélio afirmou: ?Nunca disse que disputarei um outro cargo.? No entanto, acrescentou: ?Eu sou soldado e pertenço a um exército de companheiros, de pessoas simples, humildes, vereadores, prefeitos, desta Casa. E soldado não nega a missão.?

Relação com o Governo Estadual

Amélio também rebateu críticas de que a Assembleia seria governista. ?Já fomos criticados e às vezes chamados de governistas. Quero dizer e reafirmar que nós não trabalhamos pelo governo ou para o governo, mas, sim, pela governabilidade. O meu apoio, o apoio desta Casa ao governador Wanderlei Barbosa não compromete a autonomia deste Parlamento?, declarou.

Em tom de agradecimento, o presidente da Aleto elogiou o governador: ?É uma grande honra trabalhar ao lado de um governador simples, curraleiro, humilde. Que cuida do povo com tanta simplicidade e zelo, atendendo todo mundo, sem distinção de pessoas ou cargo.?