Categories: TOCANTINS

Denarc fecha ponto de refino de drogas na zona rural da Capital e captura foragido da Justiça

A Polícia Civil do Tocantins desarticulou, nesta sexta-feira (27), um laboratório de refino de drogas que funcionava na zona rural de Palmas, na região do distrito de Taquaruçu Grande. A operação foi coordenada pela 1ª Divisão de Repressão a Narcóticos (Denarc - Palmas) e contou com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote).

Este é o segundo laboratório identificado pelas equipes especializadas em menos de uma semana, o que, segundo a polícia, reforça o monitoramento contínuo de organizações criminosas que atuam na Capital e região.

Durante a ação, dois homens foram presos. Ao perceberem a chegada dos policiais, os suspeitos tentaram fugir em um veículo, mas acabaram se envolvendo em um acidente na rodovia TO-020. Ambos foram capturados no local e não sofreram ferimentos.

Um dos detidos, identificado pelas iniciais E.D.N.N., é apontado como responsável por coordenar as atividades do grupo criminoso em Palmas. O segundo suspeito, inicialmente, tentou se passar por outra pessoa utilizando documentos falsos, mas foi identificado como R.A.A., que estava foragido da Justiça de Goiás.

De acordo com a Polícia Civil, R.A.A. possui três mandados de prisão em aberto, relacionados a dois homicídios, uma tentativa de homicídio e tráfico de drogas. Em um dos processos, ele já havia sido condenado a mais de 29 anos de prisão.

As investigações indicam que o grupo atuava de forma estruturada, com distribuição de entorpecentes em Palmas e cidades próximas. Durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, os policiais localizaram cerca de quatro quilos de substância análoga à cocaína, além de drogas sintéticas.

Um dos endereços investigados funcionava como estabelecimento comercial utilizado como fachada para as atividades ilícitas. No local, também foram encontradas porções de drogas.

Já em uma chácara na zona rural, os agentes localizaram o laboratório de refino, equipado com prensa hidráulica, insumos químicos e outros materiais utilizados na preparação dos entorpecentes. Também foram apreendidas armas de fogo e rádios comunicadores, utilizados pelos suspeitos devido à limitação de sinal de telefonia na região.

Segundo o delegado Alexander Pereira da Costa, a operação permitiu identificar toda a cadeia de atuação do grupo criminoso. A investigação apontou desde os pontos de distribuição até o local de produção das drogas.

Os dois homens foram encaminhados à unidade policial e permanecem à disposição da Justiça.