Detran apreende motos e aplica quase 500 multas durante operação contra "grau"

Uma grande operação de fiscalização foi realizada no último fim de semana em Porto Nacional, região central do Tocantins, com foco no combate à direção perigosa, especialmente as manobras ilegais conhecidas como "grau" — quando motociclistas empinam a moto colocando em risco a própria vida e a de outros.
A Operação Zero Grau, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), aconteceu nos dias sábado (14) e domingo (15), com apoio da Polícia Militar, Guarda Metropolitana e das secretarias municipais de Obras e Postura.
Balanço da operação
Durante a fiscalização, foram abordados 350 veículos, resultando em:
-
51 motocicletas e 7 carros removidos ao pátio
-
491 autos de infração lavrados
-
2 testes de bafômetro realizados: um com resultado negativo e um com recusa
Além do combate às manobras perigosas, os agentes fiscalizaram condutores sob efeito de álcool, alterações irregulares nos veículos, uso de equipamentos obrigatórios e outras infrações de trânsito.
“O trabalho conjunto com as forças de segurança e o poder municipal é fundamental para coibir práticas perigosas e promover um trânsito mais seguro para todos”, destacou Willian Gonzaga, presidente do Detran-TO.
A operação reforça o compromisso das autoridades em reduzir acidentes e preservar vidas, principalmente entre jovens que praticam direção arriscada nas ruas da cidade. A expectativa é de que novas ações sejam realizadas em outras cidades do estado.