Categories: PLANTÃO POLICIAL

Escritórios de contabilidade e Prefeitura de Nova Olinda são alvos de operação policial no TO

Redação

A Polícia Civil do Tocantins deflagrou na manhã desta terça-feira (15) a Operação Python, que investiga um suposto esquema de corrupção e organização criminosa envolvendo escritórios de contabilidade e agentes públicos no Estado.

Nesta fase da investigação, a Prefeitura de Nova Olinda, no norte do Tocantins, foi um dos principais alvos, assim como o atual prefeito Jesus Evaristo (União Brasil). Os 10 mandados judiciais de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e estão sendo cumpridos em diferentes locais, incluindo a sede da Prefeitura, residências de servidores públicos, escritórios de contabilidade e casas de contadores suspeitos de participação no esquema.

A operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa estruturada para o desvio de recursos públicos por meio de fraudes administrativas, superfaturamento de contratos e favorecimentos ilícitos, com apoio técnico de empresas privadas.

Equipes da Polícia Civil, com apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), realizam buscas por documentos, computadores e outros materiais que possam ajudar no avanço das investigações. Até o momento, não há confirmação de prisões.

A investigação segue sob sigilo parcial e, segundo a SSP-TO, mais informações serão divulgadas à imprensa assim que os levantamentos forem concluídos.