Categories: PLANTÃO POLICIAL

Homem é preso injustamente por estupro e duas mulheres são indiciadas por denúncia falsa

A Polícia Civil do Tocantins concluiu nesta segunda-feira (9) um inquérito que apurou um caso de denúncia caluniosa em Ponte Alta do Tocantins, resultando no indiciamento de duas mulheres. Ambas são acusadas de arquitetar uma acusação falsa de estupro de vulnerável, que levou à prisão e condenação injusta de um homem de 49 anos.

O caso teve início em 2012, quando uma adolescente de 13 anos relatou ter sido abusada. No entanto, em um novo depoimento prestado em 2023, a jovem voltou atrás e revelou ter sido induzida a mentir pela irmã mais velha e por uma servidora pública municipal, que à época também era candidata a vereadora e adversária política do acusado.

As investigações conduzidas pela 81ª Delegacia de Polícia de Ponte Alta confirmaram que a denúncia foi forjada com motivação política, pois o homem também era candidato a vereador em 2012. Ele chegou a ser preso em abril deste ano, antes que a verdade viesse à tona por meio da nova oitiva da suposta vítima.

O delegado responsável pelo caso, Roberto Assis, classificou o episódio como grave e destacou o aumento de denúncias falsas.

“Temos observado um grande aumento no número de falsas denúncias. Isso tem levado à prática de graves injustiças, como neste caso, em que um homem foi preso e condenado injustamente por um crime tão sensível”, afirmou o delegado.

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público, que irá analisar a possibilidade de oferecer denúncia criminal contra as duas mulheres envolvidas na fabricação da falsa acusação.

A Polícia Civil reforça que falsas denúncias são crimes graves e alerta para os impactos devastadores que podem causar na vida de pessoas inocentes.