Nova ponte entre Tocantins e Maranhão atinge 50% da obra seis meses após desabamento

A construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), já atingiu 50% de execução, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A estrutura está sendo erguida no local onde a antiga Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou em dezembro de 2024, deixando 14 mortos e três desaparecidos.
Com investimento de R$ 171,1 milhões, a obra mobiliza mais de 500 profissionais, que trabalham em dois turnos, praticamente 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados. A previsão é que a nova ponte seja entregue até o final de 2025.
Segundo o Dnit, todas as 24 fundações e 26 pilares da ponte já estão prontos. Atualmente, as equipes trabalham na fabricação de 45 vigas pré-moldadas que vão compor a nova Obra de Arte Especial (OAE).
“Todos os pilares estão concluídos. As travessas foram executadas e já estamos formando as primeiras vigas pré-moldadas. Trabalhamos firme para concluir até o final de 2025”, afirmou Luiz Antônio Ehret Garcia, superintendente do Dnit.
Estrutura moderna e reforçada
A nova ponte terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura, e um vão livre de 154 metros. O projeto inclui:
- Duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada;
- Dois acostamentos de 3 metros;
- Barreira de proteção tipo New Jersey;
- Dois passeios para pedestres;
- Guarda-corpo em cada extremidade;
- Sistema de monitoramento de deformações e vibrações.
Reflexos para a economia local
Desde o desabamento da ponte anterior, municípios vizinhos passaram a absorver o tráfego, impactando sua infraestrutura e movimentação comercial. Em Aguiarnópolis, comerciantes relatam otimismo com o avanço da construção.
“Mesmo visualmente a gente percebe o progresso. Estamos otimistas com essa previsão de entrega em 22 de dezembro”, comentou Paulo Roberto Dias, presidente da associação comercial local.