Categories: ARAGUAÍNA

Crise de água em Araguaína: ATR Aplica multa pesada à BRK ambiental por falta de fornecimento

lucaslima

A equipe da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) esteve em Araguaína para investigar denúncias sobre a má qualidade do serviço prestado pela BRK Ambiental e a falta de água em vários bairros da cidade. A fiscalização resultou na aplicação de autos de infração que totalizam quase R$ 1 milhão devido ao desabastecimento em diversos setores.

Os bairros afetados incluem Parque Bom Viver, Costa Esmeralda, Vila Norte, Maracanã, Araguaína Sul, Setor Sul, Setor Universitário, Presidente Lula, Costa Esmeralda Norte, Vila Couto, Jardim das Mangueiras, Bela Vista, Setor Belchior, Setor Barros, entre outros.

A BRK Ambiental iniciou obras emergenciais após um poço ser soterrado, mas a situação continua impactando 15 bairros da cidade. Moradora do Setor Costa Esmeralda, Jessica Dias, mãe de quatro filhos e um cadeirante, expressou seu descontentamento: ?A falta de água tem prejudicado muito nossa rotina. É uma falta de respeito com a população os serviços prestados dessa maneira.?

A escassez de água tem afetado gravemente a rotina dos moradores, dificultando desde a higiene pessoal e a preparação de alimentos até a realização de atividades profissionais.

Em resposta às denúncias, a ATR constatou irregularidades significativas no sistema de abastecimento e no atendimento aos moradores, especialmente em relação ao desabastecimento promovido pela empresa.

O presidente da ATR, Matheus Pereira Martins, destacou a importância da participação cidadã na fiscalização dos serviços públicos. ?A participação da população é fundamental para transformar a realidade. A ATR está aqui para acolher essas demandas e garantir que a concessionária cumpra seus deveres e ofereça um serviço de qualidade,? afirmou.

COMO DENUNCIAR

Os consumidores podem fazer denúncias entrando em contato pelo telefone 162 ou pelo WhatsApp da ATR (63) 99991-4493. Também é possível registrar reclamações, sugestões ou tirar dúvidas pelo e-mail ouvidoria@atr.to.gov.br.