Tocantins homenageia Papa Francisco com luto de sete dias
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou luto oficial de sete dias em todo o estado pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica e Chefe de Estado do Vaticano. O decreto de nº 6.946 será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 21.
Com a medida, o Tocantins manifesta oficialmente seu pesar e se une à comunidade católica mundial, reconhecendo a importância espiritual, social e humanitária do pontífice. O luto passa a valer a partir da publicação do decreto.
Em nota de pesar, o governador destacou a relevância histórica e moral de Francisco. "O mundo amanheceu mais triste com a morte do Santo Padre. Sua Santidade será eternamente lembrada como um Pontífice inovador, solidário e fraterno", disse.
Wanderlei Barbosa ressaltou ainda o papel de Francisco em momentos críticos da história recente, como a pandemia da covid-19 e os conflitos na Ucrânia e Palestina. "Ele enfrentou esses tempos com coragem e compaixão, guiando milhões com sua palavra de fé e esperança."
Por fim, o governador homenageou o legado do Papa, lembrando sua dedicação aos mais pobres. "Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia. Descanse em paz, Papa Francisco!", concluiu.

