Categories: POLÍTICA

Federação entre MDB e Republicanos agita cenário político e fortalece dobradinha Amélio Cayres e Alexandre Guimarães no Tocantins

Redação

Os bastidores da política nacional e estadual ficaram ainda mais movimentados após a confirmação da reunião entre o presidente nacional do Republicanos, deputado federal e pastor Marcos Pereira, e o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi. O encontro, realizado nesta terça-feira (6), tratou da continuidade das conversas para a formação de uma federação entre os dois partidos.


 

A possível união entre MDB e Republicanos tem como principal objetivo fortalecer as legendas no Congresso Nacional, garantindo maior tempo de televisão, estrutura partidária robusta e um super fundo eleitoral, fatores determinantes para as eleições de 2026 em todo o país.


 

No Tocantins, a articulação nacional repercutiu diretamente nos bastidores. Isso porque o pré-candidato ao Senado pelo MDB, Alexandre Guimarães, já se posiciona publicamente como apoiador da pré-candidatura de Amélio Cayres (Republicanos) ao governo do Estado. Amélio, que atualmente é presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, é visto como nome natural da base governista liderada pelo governador Wanderlei Barbosa.


 

A formação da federação e a aproximação entre Alexandre e Amélio fortalecem a construção de uma chapa majoritária competitiva, consolidando uma aliança estratégica que pode ser determinante para o cenário político de 2026 no Tocantins.