Gol terá três voos semanais saindo de Araguaína; rota inclui Palmas e Brasília

A cidade de Araguaína volta a integrar oficialmente as rotas aéreas nacionais. A Gol Linhas Aéreas confirmou, nesta semana, o início da venda de passagens para voos com saída do Aeroporto de Araguaína. A operação, que começa em outubro, marca o retorno da aviação comercial ao município após mais de um ano de paralisação.
De acordo com a companhia, os voos serão operados três vezes por semana – às terças, quintas-feiras e aos sábados – com conexões previstas em Palmas e Brasília.
Reconhecimento de um esforço coletivo
A confirmação da nova rota foi comemorada pelo prefeito Wagner Rodrigues, que destacou o esforço da gestão municipal para garantir a modernização da estrutura aeroportuária da cidade. “Araguaína está mais uma vez recebendo o reconhecimento que tanto merece. Foram anos de investimentos, seguindo rigorosamente as exigências do Governo Federal, lidando com muitos desafios, mas nunca pensamos em desistir. Estamos com a sensação de dever cumprido”, afirmou o prefeito.
Passageiros terão papel decisivo
O subsecretário do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Helter Dantas, destacou que o sucesso da retomada depende do engajamento da população e das instituições locais.
“Vamos mobilizar entidades, classes profissionais e todos os interessados para que embarquem e desembarquem em Araguaína. O custo de deslocamento até cidades vizinhas, como Palmas, Imperatriz ou Marabá, para pegar um voo, acaba sendo o mesmo que o da passagem aérea. É preciso apoiar e fortalecer essa nova rota”, pontuou.
Investimentos estruturais no aeroporto
A reativação das operações aéreas em Araguaína só foi possível após uma série de obras e melhorias realizadas pela Prefeitura, que modernizaram completamente o aeroporto. Entre os principais investimentos estão:
- Ampliação e novo sistema de drenagem da pista;
- Realocação de famílias que viviam na área de impacto do aeroporto;
- Nivelamento das cabeceiras e proteção lateral da pista com gramado;
- Instalação dos sistemas PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo), já validados pelos órgãos reguladores (CINDACTA e GEIV);
- Entrega de um Caminhão de Combate a Incêndio CCI Ap2, com formação de equipes da Seção de Serviço de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio (SESCI).
O presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), Terciliano Gomes, lembrou que os avanços não param por aí. “Esses investimentos qualificam o aeroporto também para receber outras companhias, como a Azul, que já demonstrou interesse em operar na cidade. Estamos avançando nas tratativas”, afirmou.
Obras futuras e ampliação do acesso
A Prefeitura informou ainda que novos investimentos serão realizados no aeroporto, como:
- Reestruturação e ampliação do terminal de passageiros, que passará a ter mais de dois mil metros quadrados;
- Criação de nova área de giro, estacionamento e reforço da pista;
- Ampliação da seção contra incêndio;
- Duplicação da Avenida Dionísio Farias, no Bairro de Fátima, que dá acesso direto ao aeroporto pela BR-153.
Com todos esses avanços, Araguaína retoma sua posição de destaque na malha aérea do país, fortalecendo a economia local, o turismo de negócios e a mobilidade dos moradores de toda a região norte do Tocantins.