Governo do Tocantins e Energisa discutem expansão da infraestrutura elétrica para impulsionar setor produtivo

Na manhã desta terça-feira (7), o secretário-executivo da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Elenil da Penha, recebeu representantes da Energisa Tocantins para uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento da parceria institucional entre o Governo do Estado e a concessionária de energia. O foco do encontro foi o planejamento conjunto para a expansão da infraestrutura elétrica, com vistas a atender às demandas crescentes da indústria, comércio e serviços.
Participaram da reunião, além do diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alan Kardec, membros da equipe técnica da concessionária e representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), incluindo a superintendente de Desenvolvimento Econômico, Laudecy Coimbra, o superintendente de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, Carlos Antônio Souza, e a gerente de Desenvolvimento da Exportação, Geanny Pinheiro.
Durante a reunião, Elenil da Penha destacou o atual momento de transformação pelo qual passa o Tocantins, com políticas públicas estruturadas no âmbito do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), vinculado ao Projeto Tocantins 2045. “Estamos preparando o estado para o futuro, com ações que incentivam o desenvolvimento sustentável e consolidam o Tocantins como referência competitiva no cenário nacional e internacional”, afirmou.
A Energisa, por sua vez, apresentou um panorama técnico e estratégias para ampliação da infraestrutura energética. A concessionária destacou a necessidade de antecipar investimentos, alinhando o crescimento econômico do estado com a oferta de energia de qualidade.
A gerente de Planejamento e Orçamento da Energisa Tocantins, Graziela Matos, ressaltou a importância da parceria com o governo: “Temos um termo de cooperação com a Sics há três anos, e esse alinhamento institucional é fundamental. O Tocantins cresce acima da média nacional, e nosso compromisso é garantir que esse avanço seja acompanhado por energia suficiente, confiável e dentro do prazo necessário para atender novos empreendimentos”, pontuou.
O encontro reforçou o compromisso conjunto em promover um ambiente atrativo e preparado para receber investimentos, com foco na eficiência energética e no fortalecimento da economia tocantinense.