Categories: TOCANTINS

Obra da nova ponte entre Tocantins e Maranhão atinge 20% de execução e deve ser entregue até dezembro

Redação

A construção da nova ponte na BR-226, que ligará os estados do Tocantins e do Maranhão, atingiu 20% de execução, conforme atualização divulgada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A obra foi iniciada após o desabamento da antiga Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido em dezembro de 2024, que resultou na morte de 17 pessoas.


 

A nova ponte está sendo construída entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) e contará com 630 metros de extensão ? 100 metros a mais que a estrutura anterior. O projeto inclui um vão livre de 154 metros e prevê a conclusão da obra até o dia 22 de dezembro de 2025. O investimento total é de R$ 171,9 milhões, provenientes do Governo Federal.


 

Desde a demolição da antiga ponte, realizada no dia 2 de fevereiro, os trabalhos avançam nas etapas de fundações e pilares com uso de vigas pré-moldadas. Das 26 fundações previstas, 16 já foram concluídas, enquanto outras seis estão em execução. Em relação aos pilares, dos 26 previstos, 12 foram finalizados e outros seis seguem em construção.


 

De acordo com o Dnit, a expectativa é de que essa fase da obra seja finalizada até o fim de junho, permitindo o avanço para as próximas etapas estruturais. A nova ponte é considerada essencial para restabelecer o tráfego na região e garantir a segurança e fluidez no transporte entre os dois estados.