Operação Rota Khalifa: Polícia Federal desmantela esquema bilionário ligado ao tráfico internacional

A Polícia Federal desencadeou, nesta quinta-feira (21), a Operação Rota Khalifa, com foco na identificação e apreensão de bens e valores oriundos do tráfico internacional de drogas. A ação é um desdobramento da Operação Rota Caipira, deflagrada em abril de 2023, que desarticulou uma organização criminosa com ramificações nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão.
Contexto da investigação
A primeira fase da investigação resultou na prisão de um dos principais integrantes da quadrilha ao retornar de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A nova etapa concentra-se em estrangular financeiramente a organização criminosa, que teria movimentado aproximadamente R$ 1,6 bilhão com o tráfico.
Ações de hoje
Foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Justiça Federal de Araguaína (TO) oito mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens e bloqueio de valores.
As ações foram realizadas em:
- São Félix (PA)
- Goiânia (GO)
- Aparecida de Goiânia (GO)
- Santo Antônio de Goiás (GO)
- Brejo de Madre de Deus (PE)
Durante a operação, a PF identificou propriedades rurais no Pará e diversos bens móveis que eram usados pelo grupo para ocultar e dissimular o dinheiro ilícito. A estimativa é que os valores apreendidos possam chegar a R$ 300 milhões.
Origem do nome
O nome Rota Khalifa faz referência ao Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, localizado em Dubai, em alusão ao fato de um dos investigados ter sido preso após retornar daquele país.
» Acompanhe nossas atualizações também no Instagram!
Siga @lucaslimanatv e fique por dentro das principais notícias, bastidores, coberturas especiais e muito mais, direto no seu feed. Informação rápida e confiável na palma da sua mão!