Polícia Federal publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta semana, o edital de um novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diferentes cargos da corporação. As oportunidades são para os cargos de delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista, com salários atrativos e estabilidade no serviço público.
As inscrições estarão abertas entre os dias 26 de maio e 13 de junho de 2025, e os interessados devem ficar atentos aos prazos e requisitos exigidos no edital, que está disponível no site da banca organizadora, o Cebraspe:
? www.cebraspe.org.br
Distribuição das vagas:
-
Delegado de Polícia Federal: 120 vagas
-
Perito Criminal Federal: 69 vagas
-
Agente de Polícia Federal: 630 vagas
-
Escrivão de Polícia Federal: 160 vagas
-
Papiloscopista Policial Federal: 21 vagas
Provas
As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 27 de julho de 2025. Além disso, os candidatos também passarão por outras etapas como exames médicos, teste de aptidão física, avaliação psicológica, prova oral (no caso de delegado) e curso de formação.
Taxas de inscrição
-
Delegado e Perito Criminal: R$ 250,00
-
Agente, Escrivão e Papiloscopista: R$ 180,00
Isenção da taxa
Candidatos que se enquadrarem nos critérios previstos em edital poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 26 de maio e 2 de junho de 2025.
Requisitos básicos
Cada cargo possui requisitos específicos, como nível superior em áreas determinadas, experiência profissional (no caso de delegado) e carteira de habilitação na categoria "B" ou superior. Os detalhes completos podem ser consultados diretamente no edital.
Este é um dos concursos mais aguardados da área de segurança pública no país, e a expectativa é de que milhares de candidatos se inscrevam. A PF reforça que o processo seletivo será conduzido com rigor e transparência, buscando profissionais comprometidos com a segurança e o serviço público federal.