Categories: TOCANTINS

Tocantins é o único estado brasileiro a alcançar a meta vacinal da BCG por 24 anos consecutivos

O Tocantins é destaque nacional por alcançar, por 24 anos consecutivos (2000 a 2023), a meta de cobertura vacinal da BCG vacina que protege contra as formas graves da tuberculose. Os dados são do Anuário VacinaBR 2025, elaborado pelo Instituto Questão de Ciência (IQC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e o Unicef, com base em informações do Ministério da Saúde e do IBGE.

Segundo o levantamento, o Estado é o único do Brasil a atingir ou superar a meta de 90% de cobertura no período, com índices que, na maior parte dos anos, ultrapassaram 100%. Em 2024, já fora do recorte do anuário, o Tocantins alcançou 107,94% de cobertura, com mais de 72 mil doses aplicadas.

A diretora de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Gisele Luz, destacou o empenho dos profissionais da saúde e reforçou a importância da vacinação precoce. “A BCG é aplicada logo após o nascimento, o que exige articulação entre as maternidades e a rede básica de saúde. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo e contínuo”, afirmou.

A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, ressaltou o impacto da vacinação para o controle da tuberculose no estado: “É uma vitória da gestão pública, dos profissionais de saúde e também das famílias tocantinenses, que acreditam na eficácia das vacinas”.

Destaque também para outras vacinas

Além da BCG, o Tocantins se destacou em 2023 com altas coberturas vacinais da pneumocócica 10-valente, que previne doenças graves em crianças. O estado foi o único do país a manter os índices dentro da meta em todas as três doses da vacina.

Para o secretário de Saúde, Carlos Felinto, o bom desempenho vacinal reduz a sobrecarga nos serviços de saúde e evita custos com doenças preveníveis. “É um compromisso com a saúde pública e com a proteção da infância.”

Vacinação salva vidas

Relatos de pais reforçam a confiança da população. Luciana Gomes, mãe de duas crianças, afirma: “Vacinei meus filhos com todas as vacinas do SUS. Isso nos traz segurança”. Já o casal Lucas e Taysa Moura, pais do pequeno Murilo, disse ter levado o bebê para tomar a BCG com quatro dias de vida: “É essencial para a saúde dele”.

Com ações contínuas, o Tocantins mantém-se como referência em imunização e proteção da primeira infância. A meta agora é manter o alto desempenho em 2025 e ampliar a cobertura vacinal em outras faixas etárias.