UPA de Araguaína recebe o projeto "TCE de Olho" do Tribunal de Contas do Tocantins

Nos últimos dias 6 e 7 de abril, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Araguaína recebeu a vistoria de técnicos do TCE-TO (Tribunal de Contas do Tocantins) dentro do projeto “TCE de Olho”. Conforme divulgado pelo órgão, a ação teve como objetivo acompanhar o funcionamento da unidade, identificar pontos de atenção e colaborar com a gestão do equipamento público.
Na unidade, os técnicos foram recebidos pelo diretor geral das unidades geridas pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania) em Araguaína, Waldemar Cardoso, e colaboradores administrativos. Já na Secretaria Municipal da Saúde, os servidores do TCE-TO se reuniram diretamente com a secretária Ana Paula Abadia e diretores.
A secretária ressaltou que a grande maioria dos requisitos da vistoria já estava implantada na unidade e que a gestão recebeu elogios. As recomendações de melhorias serão enviadas por meio de um relatório.
“Esta ação do tribunal é extremamente válida e contribui diretamente para que possamos continuar prestando um serviço de qualidade para a população. Eventualmente, qualquer ponto de melhoria será indicado pelo TCE-TO e o Município vai elaborar um plano de ação para adequação”, explicou Ana Paula.
Recurso público bem empregado
Segundo Waldemar Cardoso, a ação do tribunal é uma iniciativa fundamental e demonstra uma parceria importante em prol dos cidadãos. Ele reforçou que a unidade está aberta para todas as contribuições e sugestões para otimizar o serviço.
“O ISAC trabalha dentro de todas as normativas de segurança e protocolos estabelecidos. No caso da UPA, avaliação abordou os protocolos de Manchester, obedecendo as regras de tempo e classificação do grau de complexidade do usuário, e acredito que a vistoria vai mostrar que o serviço está sendo bem executado, que a unidade está bem estabelecida em relação à parte física e que os nossos estoques correspondem ao que está dentro do sistema”, informou o diretor geral do ISAC.
Avaliação detalhada
Ainda de acordo com o tribunal, durante a vistoria, os técnicos checaram equipamentos, estoque de medicamentos, escalas de plantões, condições dos veículos e demais estruturas e conversaram com servidores da UPA, coordenadores de áreas e usuários do serviço para levantar informações sobre os atendimentos e a estrutura da unidade.
Todas as informações levantadas durante a ação serão oficializadas em um relatório técnico que será enviado ao conselheiro titular da Sexta Relatoria do tribunal. Com esse documento, o TCE-TO pode emitir recomendações à prefeitura e acompanhar o andamento das medidas corretivas, se for necessário.