Aposentados já podem consultar reembolso de descontos no INSS nos Correios

A partir desta segunda-feira, 16 de junho, os Correios passam a oferecer atendimento presencial para aposentados e pensionistas do INSS que contestaram descontos não autorizados em seus benefícios há mais de 15 dias pelos canais oficiais e aguardam resposta das entidades associativas.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 3,2 milhões de beneficiários afirmaram não reconhecer os vínculos com as entidades responsáveis pelos descontos, o que representa 97% dos requerentes. Desses, 510 mil atendimentos já foram realizados presencialmente nos Correios.
Estimativa de fraudes
O INSS estima que cerca de quatro milhões de pessoas tenham sido vítimas de descontos ilegais. Ao todo, 43 entidades estão sendo investigadas por cobranças indevidas em nome de associações ou sindicatos.
O que pode ser feito nas agências dos Correios
A partir de hoje, os segurados podem procurar os Correios para:
-
Consultar se há desconto indevido no benefício
-
Confirmar ou contestar descontos
-
Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
-
Analisar documentos enviados pelas associações
-
Obter protocolo com orientações sobre próximos passos
Quem fez a contestação por telefone (ligando para o 135) não conseguirá verificar documentos pela ligação, por isso precisa comparecer a uma agência dos Correios ou acessar o aplicativo Meu INSS.
Como funciona a devolução dos valores
Se o aposentado ou pensionista confirmar que não autorizou o desconto, poderá solicitar o ressarcimento dos valores diretamente pelo aplicativo Meu INSS, pelo site, pelo telefone 135 ou, agora, também nas agências dos Correios.
As entidades contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização do desconto. Caso não comprovem, o beneficiário poderá receber de volta o valor indevidamente descontado.