Categories: TOCANTINS

Araguaína abre inscrições para curso gratuito de dança voltado a pessoas com mais de 60 anos

Estão abertas, em Araguaína, as inscrições para o curso gratuito de dança livre destinado a pessoas com idade superior a 60 anos. A atividade é uma nova modalidade ofertada por meio de parceria entre a Prefeitura e o Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA), ampliando as opções culturais e de lazer voltadas à população idosa do município.

Ao todo, estão disponíveis 15 vagas. As aulas serão realizadas às sextas-feiras, das 13h30 às 15h, em ambiente preparado para promover movimento corporal, expressão artística e interação entre os participantes.

Segundo o ISCA, a proposta da dança livre para a terceira idade vai além da atividade física, estimulando também aspectos cognitivos e sociais, contribuindo para o bem-estar e para a qualidade de vida dos alunos. A prática integra ações culturais que atendem diferentes faixas etárias e linguagens artísticas, buscando incentivar inclusão social e criatividade.

A presidente do Instituto, Ana Cristina dos Santos Lira, destaca que o projeto pretende proporcionar momentos de convivência e participação cultural para o público idoso, fortalecendo vínculos sociais e promovendo cuidados com a saúde emocional por meio da arte e do movimento.

As aulas ocorrerão na sede do Instituto ISCA, localizada no Espaço Cultural, na Avenida Tocantins, nº 182, Setor Rodoviário. Para efetuar a matrícula, os interessados devem apresentar cópias do RG e CPF, comprovante de residência atualizado e documento que comprove inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

Parceria amplia acesso à cultura

A oferta do curso faz parte de uma cooperação entre o ISCA e a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, com foco na ampliação do acesso a atividades artísticas gratuitas no município.

Além do curso voltado ao público idoso, a parceria também garante vagas em outras modalidades culturais destinadas, principalmente, a estudantes da rede pública municipal. Entre as atividades oferecidas estão Baby Class, Balé, Ginástica Rítmica, Teatro, Canto, Desenho, Violão, Jazz, K-pop, Dança Contemporânea e Dança de Salão.

O secretário municipal da área reforça que a proposta é promover qualidade de vida e integração social por meio da arte, atendendo diferentes públicos e faixas etárias.

História do instituto

O Instituto Social e Cultural Araguaia surgiu a partir do grupo Artpalco, criado em 2001, na cidade de Uberlândia (MG). Em Araguaína desde 2012, a instituição desenvolve projetos culturais e acumula participações e premiações em festivais teatrais e eventos artísticos em diferentes regiões do país.