Araguaína inicia Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu início nesta segunda-feira (6) à Campanha Nacional de Multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação segue até 31 de outubro e faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde.
O Dia D de vacinação será realizado no sábado, 18 de outubro, quando diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estarão abertas para receber o público. Os pontos de atendimento serão divulgados nos próximos dias pela Prefeitura.
Vacinação em todas as UBS
Durante o período da campanha, todas as UBS do município vão ofertar as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A aplicação será feita conforme a avaliação da caderneta, garantindo que apenas as doses em atraso sejam aplicadas, completando assim a imunização de forma segura.
Para vacinar, os responsáveis devem apresentar o Cartão de Vacinação e o CPF da criança ou adolescente.
“Uma oportunidade fundamental”, diz diretora de Imunização
A diretora de Imunização do município, Samilla Braga, reforça a importância da campanha como uma ação de cuidado e prevenção:
“A campanha de multivacinação é uma oportunidade fundamental para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças graves e imunopreveníveis. É essencial que os pais levem seus filhos aos postos para atualizar o cartão e evitar doenças que podem ser prevenidas com vacinas”, destacou.
Proteção e conscientização
Em todo o país, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 6,8 milhões de doses para esta etapa da campanha. Além disso, cerca de 40 milhões de usuários do aplicativo Meu SUS Digital receberão notificações personalizadas, alertando sobre vacinas pendentes.
A Prefeitura de Araguaína reforça que a vacinação é um ato de amor e responsabilidade, fundamental para prevenir doenças e fortalecer a saúde coletiva da comunidade.
A campanha segue até o dia 31 de outubro nas UBS de Araguaína.