Categories: TOCANTINS

DENARC desarticula ponto de venda de drogas e prende suspeito no Setor Monte Sinai II, em Araguaína

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 2ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Araguaína, realizou na tarde desta quinta-feira (5) uma operação que verificou na prisão de um homem suspeito de tráfico de drogas e na desarticulação de um ponto de venda e distribuição de entorpecentes no Setor Monte Sinai II.

A ação foi coordenada pelo delegado José Anchieta de Menezes Filho, chefe da unidade antidrogas da Polícia Civil da região, e ocorreu após investigações indicarem que um homem de 23 anos, identificado pelas iniciais PHFS, havia retomado a prática criminosa após progresso para o regime semiaberto. Ele já possui comentários anteriores sobre tráfico de drogas.

Segundo a investigação, o suspeito residia no local junto com uma companheira, uma adolescente de 17 anos, e a propriedade vinha sendo utilizada como base para armazenamento, fracionamento e distribuição de drogas para outros pontos de comercialização na cidade, além da venda direta aos usuários.

Após o período de monitoramento, as equipes policiais invadiram a residência e encontraram, em um dos quartos, uma balança de precisão e diversas porções de maconha já embaladas e prontas para venda, além de outros comprimidos da mesma substância escondida em móveis do cômodo.

Durante as buscas, os pesquisadores também localizaram, em uma sapateira, um recipiente contendo substância com características semelhantes à cocaína. De acordo com a polícia, o suspeito havia negado a existência de mais drogas no local pouco antes da apreensão, fato registrado em vídeo pela equipe.

Na cozinha da residência foram encontradas novas porções de maconha e, sobre a geladeira, uma folha contendo anotações que, conforme a investigação, eram referentes à contabilidade do tráfico, incluindo registros de pagamentos e valores devidos.

No local, após ser informado de seus direitos legais, o adolescente afirmou aos policiais que a droga havia sido adquirida pelo companheiro por cerca de R$ 5 mil e que ela própria fez o transporte do entorpecente até a residência. A equipe constatou ainda que parte da droga já havia sido repassada a outros vendedores ao longo do dia.

Conforme apurado pela Polícia Civil, um adolescente teria atuado no esquema sob orientação do suspeito. Diante das evidências, foi dada voz de prisão ao homem pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menor. Já jovem foi apreendida e encaminhada para os procedimentos legais.

Ambos foram levados à sede do 2º Denarc para formalização da ocorrência. O suspeito foi posteriormente reconduzido à Unidade Penal Regional de Araguaína, onde permanece à disposição da Justiça. A situação da adolescente será comprovada pelo Poder Judiciário.

A Polícia Civil informou que a operação integra ações contínuas de combate ao tráfico na cidade, com foco na identificação e desarticulação de pontos de distribuição de drogas que abastecem o comércio ilegal no município.

Segundo o delegado responsável pela operação, a retirada de mais um ponto de venda de drogas representa a interrupção da circulação de entorpecentes e a redução do abastecimento de outras áreas da cidade. Ele destacou ainda que o preso já havia sido condenado anteriormente pelo mesmo crime e voltou a atuar no tráfico após obter progressão de regime.