Desabamento não impactou estrutura de ferrovia paralela à ponte entre Tocantins e Maranhão, diz empresa

O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226 entre o Tocantins e o Maranhão, não afetou o trecho da ferrovia norte-sul que fica ao lado da estrutura. A informação foi confirmada pela empresa VLI, responsável pela linha férrea.
O acidente aconteceu na tarde de domingo (22) e deixou pessoas mortas e desaparecidas. As causas do acidente são investigadas pela Polícia Federal.
Sobre a ponte ferroviária paralela à estrutura que desabou entre Aguiarnópolis e Estreito (MA), a VLI afirmou que realizou uma inspeção preventiva e que não constatou nenhum tipo de impacto na estrutura. Por isso está permitido a continuidade do tráfego.
A empresa ainda reforçou que mesmo sendo perto da ponte JK, a ferrovia não deve ser usada como alternativa para o trânsito de pessoas e veículos por representar risco de vida. A ponte ferroviária atende somente o trânsito de locomotivas e vagões de carga.
A empresa pública federal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, informou que a VLI disse ter feito uma inspeção na ponte ferroviária da região e indicou que a estrutura não foi comprometida e que a segurança está mantida. A empresa ainda solicitou uma outra análise mais aprofundada à VLI, que tem um prazo de 10 dias para entregar o documento oficial (veja íntegra da nota abaixo).
Íntegra das notas da VLI e empresa Infra S.A.
Nota da VLI
A VLI, responsável pela linha férrea, lamenta o acontecimento e manifesta novamente sua solidariedade às famílias e amigos das vítimas.
Após o fato, a companhia realizou uma inspeção preventiva na ponte ferroviária localizada nas proximidades, não tendo sido constatado nenhum tipo de impacto na estrutura, o que permite a continuidade do tráfego de composições em segurança.
A VLI também alerta que, a despeito da proximidade, a ponte ferroviária não pode e não deve ser usada como alternativa para o trânsito de pessoas e veículos rodoviários de qualquer natureza, visto que sua estrutura e configuração não atendem a tal finalidade.
O uso da ponte ferroviária para finalidades outras que não o trânsito de locomotivas e vagões de carga representa risco de vida.
Nota da Infra S.A.
Diante do recente acontecimento da ponte rodoviária, no estado Tocantins, an Infra S.A. entrou em contato com a VLI, subconcessionária da ferrovia naquela região e responsável pela manutenção estrutural e conservação da ponte ferroviária. A empresa informou que uma inspeção foi feita após o ocorrido no domingo, indicando que a estrutura não foi comprometida e a segurança está mantida.
A Infra S.A. formalizou um pedido de análise mais aprofundada à subconcessionária que tem um prazo de dez dias para entregar o documento oficial.