Escola Municipal Salomão Cardoso amplia vagas e passa a oferecer 6º ano integral em Araguaína
O prefeito de Wagner Rodrigues participou, na manhã desta sexta-feira (20), da cerimônia que marcou a inauguração das novas instalações da Escola Municipal Salomão Cardoso, agora localizada no Bairro Senador, em Araguaína. A unidade já estava funcionando no novo endereço desde o início do ano letivo e passou a atender os estudantes em regime de tempo integral.
Com a mudança de sede, a escola ampliou a capacidade de atendimento, passando de 200 para 500 alunos. Antes instalada em espaço reduzido no Bairro João e funcionando em turno regular, a unidade agora oferece ensino integral e se torna a primeira da rede municipal a disponibilizar o 6º ano nessa modalidade.
A ampliação foi possível por meio de parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), que cedeu, sem custos de aluguel, o prédio da antiga Escola Sesi para uso do município.
Além da ampliação das vagas, os alunos terão acesso a atividades complementares. Entre as novidades está a realização de aulas no Centro de Canoagem de Araguaína duas vezes por semana, resultado de uma parceria entre as áreas de Educação e Esporte. A escola também contará com modalidades como karatê e balé na grade de atividades.
Segundo a direção da unidade, todos os pais dos estudantes que estavam matriculados na antiga sede optaram pela transferência para o novo espaço. A estudante Ester Ribeiro, de 9 anos, do 4º ano, destacou a estrutura ampliada e o ambiente escolar após a mudança.
Durante o evento, o prefeito agradeceu à FIETO pela cessão do espaço e aos servidores envolvidos no processo de transição. Ele afirmou que o município trabalha para ampliar a oferta de ensino em tempo integral na rede pública.
Expansão da rede
Em 2025, a rede municipal de Araguaína alcançou 4.995 alunos matriculados em regime de tempo integral. A previsão da Prefeitura é abrir mais mil vagas até 2026, com a implantação do CEI Luz do Tocantins, que está sendo estruturado na Avenida Filadélfia, nas proximidades da Via Lago.
De acordo com a gestão municipal, os investimentos na educação incluem reformas e ampliações de escolas e creches, além da aquisição de materiais pedagógicos. O aporte total ultrapassa R$ 12 milhões, com impacto direto em mais de 23 mil estudantes da rede municipal.

