Categories: TOCANTINS

Homem procurado por agressão doméstica é preso após investigação policial no interior do TO

A Polícia Civil do Tocantins cumpriu, na manhã desta quarta-feira (4), um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por violência doméstica no município de Miranorte. A prisão ocorreu durante ações da Operação Mulher Segura, iniciativa nacional voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher.

O suspeito, identificado pelas iniciais R.S.O., de 34 anos, era considerado foragido da Justiça desde 2024, quando a prisão preventiva foi decretada pelo Poder Judiciário. A captura foi realizada por equipes da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paraíso do Tocantins, após levantamento investigativo que apontou a presença do homem na região.

De acordo com informações da Polícia Civil, o investigado responde pelo crime de lesão corporal contra a ex-companheira, ocorrido em 2014, no município de Miranorte. Na época, ele chegou a ser preso em flagrante, mas acabou sendo liberado posteriormente. Após deixar a prisão, o suspeito não foi mais localizado e passou a ser considerado foragido.

Com o avanço das investigações, o Judiciário determinou a prisão preventiva em 2024. Desde então, as equipes policiais mantinham diligências para localizar o investigado. Ele foi encontrado na zona rural do município de Miracema do Tocantins, onde acabou capturado durante ação policial.

Após a prisão, o homem foi conduzido para a 10ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Miracema, onde foram realizados os procedimentos legais. Em seguida, ele foi transferido para a Cadeia Pública de Miranorte, onde permanece à disposição da Justiça.

Segundo o delegado regional Manoel Frota Neto, responsável pela ação, a prisão representa mais um avanço no combate aos crimes de violência doméstica na região.

“Trata-se de um indivíduo que estava foragido há anos por um crime de violência contra a mulher. As forças de segurança seguem atuando para localizar e prender todos aqueles que respondem por esse tipo de crime no Tocantins”, afirmou.

Operação Mulher Segura

A Operação Mulher Segura é uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que reúne forças policiais estaduais e federais em ações integradas. O objetivo é ampliar o combate à violência de gênero, garantir maior rapidez no atendimento às vítimas, fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas e fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o país.