Operação Protetor resulta em prisão por posse irregular de arma durante cumprimento de mandados
A Polícia Civil do Tocantins realizou, na manhã desta quarta-feira (11), uma operação em Formoso do Araguaia que resultou na prisão em flagrante de um homem de 45 anos pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A ação ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão vinculados à Operação Protetor das Divisas.
A operação foi conduzida por equipes da 84ª Delegacia de Polícia de Formoso do Araguaia, com apoio da 88ª Delegacia de Polícia de Gurupi, da 8ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Gurupi) e da 3ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Gurupi).
Segundo a Polícia Civil, as diligências tinham como foco o cumprimento de três mandados judiciais relacionados a uma investigação que apura a atuação de pessoas suspeitas de envolvimento com a disseminação de drogas e outros crimes na região.
Durante as buscas, os policiais localizaram duas armas de fogo calibre .22, munições do mesmo calibre, além de uma munição calibre .380 e cápsulas deflagradas de calibre .38. Como não foram apresentados documentos que comprovassem a regularidade das armas encontradas, um homem foi preso em flagrante e conduzido à unidade policial para os procedimentos legais.
Após a formalização do auto de prisão em flagrante, foi estipulada fiança, que foi paga, permitindo que o investigado responda ao processo em liberdade.
De acordo com o delegado Jacson Ribas, a ação faz parte do trabalho contínuo desenvolvido pela unidade policial na região, voltado ao combate ao tráfico de drogas, comércio ilegal e circulação irregular de armas de fogo, com foco na redução de práticas criminosas e no reforço da segurança pública local.
Já o delegado regional de Gurupi, Joadelson Albuquerque, destacou que a Operação Protetor tem ampliado a presença da Polícia Civil nos municípios da região sul do estado, permitindo o cumprimento de ordens judiciais e a retirada de armas e outros instrumentos ligados a atividades criminosas.
Operação Protetor das Divisas
A Operação Protetor das Divisas é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que reúne forças de segurança estaduais e federais em ações integradas voltadas ao enfrentamento de organizações criminosas e à repressão de crimes em áreas de divisa e fronteira.

