Prefeitura de Araguaína amplia estrutura do CAPS AD III com construção de sede própria

A Prefeitura de Araguaína deu início à construção da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III), localizada no Setor Cimba, próximo à UBS Manoel Maria. O espaço, que funciona há 12 anos em prédio alugado, será totalmente modernizado e adequado para oferecer mais conforto e qualidade no atendimento de saúde mental.
Referência regional em saúde mental
O CAPS AD III é referência para 17 municípios da região e atende, de forma gratuita, pessoas maiores de 18 anos com transtornos graves e persistentes relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A equipe é multidisciplinar, composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, garantindo desde o acolhimento inicial até o acompanhamento completo do paciente.
Segundo a gerente da Saúde Mental de Araguaína, Aurélia Melgaço, a nova estrutura permitirá ampliar a capacidade de atendimento e as terapias oferecidas.
Estrutura moderna
O investimento total é de R$ 2,3 milhões, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A obra já está com 8% executados e tem previsão de conclusão para o final de 2026.
O prédio contará com:
-
Cinco dormitórios coletivos;
-
Duas salas de atendimento privativo;
-
Farmácia própria;
-
Salas para atividades coletivas;
-
Espaços de convivência interno e externo;
-
Sala de medicação e posto de enfermagem;
-
Refeitório, cozinha ampla e áreas administrativas.
A secretária municipal de Saúde, Dênia Chagas, destaca que a nova unidade “irá aprimorar os programas de suporte e acompanhamento, fortalecendo a rede de apoio aos pacientes e seus familiares”.
Atendimento 24 horas
Somente no primeiro quadrimestre de 2025, o CAPS AD III realizou quase 12 mil atendimentos, recebendo em média 80 pessoas por dia. O serviço funciona 24 horas, atende demandas espontâneas e atualmente está localizado na Rua 6, nº 99, Bairro Senador.