Categories: TOCANTINS

Tocantins reforça ações de prevenção à violência contra a mulher durante período festivo

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realizará uma série de ações educativas e preventivas durante o período de Carnaval com foco no combate à violência contra a mulher e na promoção do respeito nos espaços de festa. As atividades fazem parte da campanha Bloco SecMulher na Rua, que traz como mensagem central o lema “Depois de um não, tudo é importunação!”, destacando a importância do consentimento e da prevenção à importunação sexual.

A programação começa no dia 10 de fevereiro, às 14h30, com uma capacitação destinada a comerciantes e vendedores de bebidas que atuarão nos circuitos carnavalescos. A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e busca orientar trabalhadores de tendas e ambulantes sobre como identificar situações de risco, prevenir ocorrências de violência e acionar a rede de proteção quando necessário.

Além das ações na capital, equipes municipais também passaram por capacitação promovida pela SecMulher para desenvolver iniciativas educativas em diferentes cidades do estado durante o Carnaval. Para apoiar essas atividades, foram distribuídos materiais informativos destinados à conscientização do público sobre os direitos das mulheres e os canais disponíveis para denúncias e apoio.

Entre os dias 13 e 15 de fevereiro, a secretaria também instalará uma tenda de atendimento em ponto estratégico da programação carnavalesca. No local, equipes técnicas realizarão acolhimento em casos de intercorrências, prestarão orientações e distribuirão materiais educativos. Durante os eventos, estão previstas ainda intervenções no palco com mensagens de conscientização voltadas ao público.

Como parte das mobilizações, uma blitz educativa será realizada no dia 13 de fevereiro em diferentes regiões da capital, incluindo a entrada de Taquaralto e áreas de grande circulação. A ação contará com apoio do Detran, Guarda Metropolitana e Polícia Militar, com abordagens educativas e distribuição de materiais informativos sobre prevenção da violência contra a mulher.

Com a campanha, o governo estadual busca fortalecer a atuação conjunta entre Estado e municípios para que o período carnavalesco seja marcado não apenas pela festa, mas também pelo respeito e pela garantia de direitos, contribuindo para ambientes mais seguros para todas as mulheres.