Categories: POLÍTICA

Amélio afirma que pré-candidatura ao governo do Tocantins segue viva e defende diálogo para cuidar dos tocantinenses

Redação

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins e deputado estadual pelo Republicanos, Amélio Cayres, afirmou nesta quarta-feira, 14, que sua pré-candidatura ao Governo do Tocantins nunca foi descartada e permanece ativa. A declaração foi feita por meio das redes sociais, em publicação acompanhada da mensagem "Novo ano, mesma missão: cuidar dos tocantinenses".


 

Na postagem, Amélio destacou que está preparado e aberto ao diálogo e reforçou que acredita no potencial do trabalho desenvolvido até aqui e no papel que pode desempenhar para o avanço do estado. "Minha pré-candidatura ao governo do Estado nunca foi descartada, ela está viva porque acredito no potencial do nosso trabalho e no papel que podemos desempenhar para avançar o Tocantins", afirmou.


 

Lançado como pré-candidato ainda em dezembro de 2024, durante evento político realizado na região do Bico do Papagaio, Amélio passou a ganhar protagonismo dentro da base do governador Wanderlei Barbosa, percorrendo diversas regiões do estado em ritmo de pré-campanha.


 

Com o afastamento temporário do governador, no início de setembro, o presidente da Assembleia optou por manter a pré-candidatura em compasso de espera, diante do que avaliou como um momento crítico vivido pelo Tocantins. Após o retorno de Wanderlei Barbosa ao comando do Executivo, em dezembro, Amélio evitou manifestações públicas sobre o tema até esta quarta-feira.


 

Na publicação mais recente, além de reafirmar o projeto político, o parlamentar enfatizou a disposição para construir consensos. "Estou pronto para ouvir, estender a mão e construir um caminho de diálogo com quem deseja verdadeiramente o melhor para o nosso povo", escreveu.


 

Nos bastidores, o posicionamento é interpretado como um movimento estratégico dentro da base governista e surge como contraponto à pré-candidatura da senadora Dorinha Seabra, presidente estadual do União Brasil, que também disputa espaço e apoio no grupo político liderado por Wanderlei Barbosa.


 

A declaração de Amélio reacende o debate sobre a sucessão estadual e indica que a definição do candidato governista deve intensificar as articulações políticas nos próximos meses.