Categories: TOCANTINS

Garimpo clandestino volta a ser alvo de operações da PF em três municípios do Tocantins

O Tocantins registrou, em menos de sete dias, três ocorrências de mineração ilegal identificadas por órgãos de fiscalização federal. As ações foram realizadas pela Polícia Federal (PF), em parceria com a Agência Nacional de Mineração (ANM), e ocorreram nos municípios de Cristalândia, Natividade e Monte do Carmo.

A operação mais recente ocorreu na quarta-feira (4), quando equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DMA), da Polícia Federal, identificaram uma área de exploração mineral sem autorização no município de Cristalândia, na região central do estado.

Durante a fiscalização, os agentes constataram a extração de recursos minerais sem qualquer licença ou título minerário. Um homem foi preso em flagrante e conduzido à Superintendência da Polícia Federal no Tocantins. No local, também foram apreendidos equipamentos utilizados na atividade clandestina, incluindo maquinários de grande porte avaliados em aproximadamente R$ 3 milhões.

Extração de ouro com suspeita de uso de mercúrio

Ainda na quarta-feira, outra frente de garimpo ilegal foi descoberta no povoado Príncipe, localizado no município de Natividade. No local, as equipes flagraram um homem operando equipamentos utilizados na extração de ouro sem autorização ambiental ou registro minerário.

Segundo a Polícia Federal, a fiscalização identificou cavas abertas, áreas utilizadas para beneficiamento do minério e material já extraído. Também foram encontrados indícios do uso de mercúrio no processo de separação do ouro.

A substância é considerada altamente tóxica e pode provocar contaminação do solo, de cursos d’água e impactos à saúde humana. O suspeito foi preso em flagrante e autuado por executar lavra mineral sem autorização, além de responder por usurpação de bem da União, já que os recursos minerais pertencem ao governo federal.

Equipamentos utilizados na atividade irregular também foram apreendidos pelas equipes de fiscalização.

Garimpo ilegal já havia sido alvo de operação recente

As duas ocorrências desta semana ocorrem poucos dias após outra ação realizada na sexta-feira (27), no município de Monte do Carmo.

Na ocasião, agentes identificaram a existência de frentes de lavra em funcionamento dentro de uma propriedade rural, onde maquinários pesados realizavam a extração de minério sem licença ambiental. O proprietário da área foi preso em flagrante, apontado como responsável por estruturar a exploração clandestina no local.

Ele poderá responder pelos crimes de usurpação de bens da União e extração ilegal de recursos minerais, cujas penas podem chegar a até seis anos de prisão, além da aplicação de multa.

Fiscalização busca conter avanço da mineração ilegal

De acordo com a Polícia Federal, a exploração mineral irregular provoca diversos impactos ambientais, como degradação do solo, assoreamento de rios, desmatamento e contaminação ambiental — principalmente quando há utilização de mercúrio no processo de extração.

As ações integradas entre PF e ANM têm como objetivo intensificar a fiscalização e combater o avanço do garimpo clandestino no Tocantins. Com três flagrantes registrados em menos de uma semana, os órgãos de controle reforçam o monitoramento para interromper atividades ilegais e responsabilizar os envolvidos.